quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Etimologia do bigode

Eu duvido, maaaaas...


Os enormes bigodes que os germanos costumavam usar na Idade Média chamaram a atenção dos habitantes da Península Ibérica, como também os juramentos e as imprecações que aqueles bárbaros proferiam. Com inusitada freqüência, os germanos exclamavam ‘bi God!’, ‘por Deus!’ Mais que um juramento, era uma mera interjeição. Sem entender o que aquelas palavras significavam, os ibéricos começaram a chamar ‘bigod’ os homens bigodudos até que, com o tempo, a palavra já aportuguesada como bigode passou a designar o apêndice peludo.
Muitos acreditam que bigode chegou a nossa língua durante o
Império de Carlos V da Alemanha (Carlos I da Espanha), com o forte contingente germânico que entrou nessa época na Península. Embora a etimologia pareça suficientemente comprovada, não é certo que tenham sido os germânicos que trouxeram a palavra. Carlos V governou o Império em começos do século XVI e no século XII, na França, já se chamavam ‘bigod’ os normandos. Daí surgiu a dúvida sobre se esta voz foi trazida pelos germanos ou pelos franceses.

Via Wikipedia





A raiz do bigode e os Góticos
De acordo com o historiador austríaco
Egon Friedell (1878-1938), a palavra “bigoth” tem a mesma raiz que a palavra “visigoth”, termo usado para designar o povo visigodo. É um fenômeno comum na pronúncia latina vulgar a transformação do som inicial de “v” no som de “b”. Quem já estudou espanhol ou ouviu o português pronunciado em Portugal já percebeu o fenômeno: vinho se pronuncia como “bino” ou “binho”, independente de como se escreve. Pois bem, a trajetória etimológica provável foi “visigoth” -> “bigoth” -> “bigode”. Tal teoria é suportada pelo fato que em línguas latinas medievais se usa o termo “bigoth” para se referir aos visigodos. A palavra bigode passou a ser utilizada popularmente na Península Ibérica para designar a pelagem que os homens têm sobre os lábios porque, obviamente, os Visigodos tinham o hábito de usar tal pelagem!

Via http://simplesmente.com/2008/03/23/bigode/

Nenhum comentário:

Postar um comentário